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8 horas de sono faz toda a diferença

Bem-estar & Saúde 1 de junho de 2016

O sono é muito importante para a saúde do corpo e o equilíbrio da mente. Porém, o ritmo de vida estressante da atualidade e o surgimento de todo um aparato eletrônico como computadores, celulares e tablets, que mantêm as pessoas conectadas o tempo inteiro via internet, tem diminuído o número de horas dedicadas ao repouso.

O respeitado preparador físico brasileiro, Nuno Cobra, contribuiu para que Ayrton Senna atingisse as condições físicas necessárias e marcasse época na Fórmula 1. Trabalhou também com o bicampeão da modalidade, Mika Hakkinen, além de orientar personalidades como o empresário Abílio Diniz.

Desde 1960, ele defende a necessidade de dormir pelo menos oito horas diariamente para garantir uma boa condição física. Recentemente, a pesquisadora da Academia Americana da Medicina do Sono, Shalini Paruthi, divulgou resultados de um estudo que comprova os benefícios desse hábito.

Veja a seguir, algumas conclusões da pesquisa.

O sono mantém o coração saudável

Uma noite mal dormida pode levar ao aumento dos hormônios do estresse como o cortisol, isso obriga o coração a trabalhar mais. Assim, dormir o suficiente ajuda a manter o coração saudável.

Previne os quilinhos extras

A insônia aumenta a produção do hormônio grelina que estimula o apetite e diminui a produção do hormônio leptina que reduz a necessidade de consumir alimentos. Com maior propensão ao estresse e menor energia, a capacidade de evitar alimentos não saudáveis diminui.

Reduz as chances de bater o carro

Falta de sono reduz a capacidade de concentração. As pessoas que dormem de seis a sete horas por noite estão mais propensas a sofrer acidentes automobilísticos quando comparadas àquelas que dormem pelo menos oito horas.

Fortalece o sistema imunológico

Descansar com qualidade mantém em “boa forma” as células e proteínas do sistema imunológico. Isso melhora a capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções. O sono também torna as vacinas mais eficazes.

Melhora a concentração

Enquanto uma boa noite de sonoestá ligadaa maiorconcentração e melhor desempenho cognitivo,  uma noitesem dormiraumenta a dispersãoe a falta de foco.

Previne dor de cabeça

A privação do sono ajuda a aumentar a dor de cabeça e diminui a capacidade de lidar com o estresse e a ansiedade.

Ajuda a manter a boa forma

Dormir com qualidade é um “suplemento” esportivo da natureza: melhora a velocidade, a coordenação, o tempo de reação e a recuperação muscular. A privação de sono reduz a força dos músculos e a energia.

Melhora o humor

A insônia aumenta a vulnerabilidade ao estresse e à ansiedade atrapalhando a boa noite de sono. Então, a pessoa fica presa a um ciclo de insônia e mau humor. Para sair dessa situação é preciso dormir o número de horas necessárias para recuparação do organismo.