voltar para outros artigos

A saúde que vem do Sol

Bem-estar & Saúde 1 de agosto de 2016

Na Inglaterra, a Universidade de Oxford após fazer o sequenciamento do código genético descobriu que o organismo humano possui 2.776 pontos receptores da vitamina D.

Essa constatação mudou a apreciação dos médicos sobre o assunto. Anteriormente, a vitamina D era considerada necessária para fortalecer os ossos e os dentes, agora a lista de benefícios tornou-se muito maior, passou a incluir a prevenção ao diabetes, proteção ao coração e o fortalecimento dos músculos.

Outra pesquisa, publicada no jornal “Neurology” da Academia Americana de Neurologia, sugeriu que pessoas da terceira idade com baixo nível dessa vitamina podem apresentar o dobro do risco de desenvolver demência e Alzheimer.

Quando há incidência dos raios ultravioletas (UVB) emitidos pelo sol, a vitamina D é sintetizada a partir do colesterol encontrado nas glândulas sebáceas localizadas sob a pele. A partir daí, ela atua fortalecendo o sistema imunológico; ajuda a prevenir osteoporose, infarto, doenças autoimunes, depressão; e, contribui para evitar pelo menos dezessete tipos de câncer.

O endocrinologista norte-americano, Michael Holick, em entrevista à Rádio Câmara, explicou que para obter os benefícios é necessária a exposição ao sol diariamente de braços, pernas, abdômen e costas pelo período médio de 15 a 20 minutos sem uso de protetor ou bloqueador solar, entre 10 da manhã e 3 da tarde. O rosto, no entanto, deve estar sempre protegido. Como o tempo de exposição varia conforme a cor e o tom da pele é preciso consultar um dermatologista antes de adotar a prática.

Outra fonte indispensável da vitamina D são os alimentos, entre os quais se destacam: atum, salmão, sardinha, peixe cavala, leite, ovos, queijo e carne bovina.

Os suplementos podem ser utilizados, desde que sejam recomendados por especialistas da saúde, que farão o devido acompanhamento. A suplementação deverá ser feita com os devidos cuidados para manter o organismo hidratado e os rins protegidos.

A ciência mais uma vez vem nos lembrar de que o segredo da boa saúde está em nossa interação com a mãe natureza e, nesse caso específico, principalmente, em aprendermos a viver à luz do sol.




  1. Cleber da Silva disse:

    Muito bom saber dessa força do Sol só assim vou permanecer um pouco mais a onde estou agora valeu obrigado.