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Benefícios do chá

Bem-estar & Saúde 2 de dezembro de 2015

Ooooooolha o mate!!!

O chá se tornou a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Além de proporcionar um momento de relaxamento ou de reunir amigos, tomar chá é um hábito muito saudável. Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo.

O chá verde, por exemplo, que tem como princípio ativo os polifenóis (responsáveis por diminuir os níveis de colesterol), contribui para a saúde bucal e tem efeito antioxidante, diminuindo a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Apesar da tradição das folhas de chá (verde e preto), no Brasil, os de camomila, hortelã, erva-doce, capim-cidreira e boldo estão entre os mais consumidos.

Outra paixão brasileira é o chá-mate, derivado da erva-mate. Além de ser utilizado de diversas maneiras, seja no chimarrão, seja no tererê, bebida típica da Região Centro-Oeste, é refrescante e tem propriedades antioxidantes.

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Quente ou fria, a bebida pode trazer ótimos benefícios se consumida com regularidade. Veja:

– Sistema Imunológico: O chá pode fornecer suporte para o sistema imunológico do corpo aumentando o número de células reguladoras no organismo. Estudos também descobriram que o chá contém uma substância que ajuda a preparar o sistema imunológico para combater bactérias, vírus e fungos.

– Coração: Ajuda a prevenir o endurecimento das artérias e diminui o risco de doenças coronárias. Um estudo mostrou que beber apenas três xícaras de chá por dia, ajuda a prevenir o risco de doença cardíaca. Acredita-se que o alto teor de antioxidantes no chá desempenha um papel significativo na sua capacidade de proteger o coração contra doenças.

– Pressão Arterial: Estudos mostraram que beber chá preto, três vezes por dia pode levar a uma ligeira queda nos níveis da pressão arterial ao longo de 6 meses. Outro estudo, de uma universidade na Austrália, descobriu que beber oito copos de chá por dia pode reduzir significativamente os níveis de pressão arterial.

– Colesterol: Os antioxidantes presentes no chá ajudam a evitar a oxidação de colesterol LDL (ruim) e pode ajudar a aumentar os níveis de colesterol HDL (bom). A grande concentração de polifenóis do chá ajuda a diminuir a absorção de colesterol LDL, sem afetar os níveis de colesterol HDL.

– Saúde Óssea: Estudos de longo prazo sobre o consumo de chá mostraram que o hábito pode ser ótimo para melhorar e manter a densidade óssea. Beber chá regularmente, ao longo de muitos anos, pode melhorar a saúde dos ossos.

Mesmo com tantos efeitos funcionais, os chás não são medicamentos e não devem substituí-los. Também é muito perigoso comprar folhas em mercados populares, indicadas por leigos como tratamento de doenças. O fato de ser natural não elimina os efeitos colaterais. É preciso conhecer a planta e sua eficácia para então ter certeza de sua ação no organismo.