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Cinco benefícios de praticar Ioga

Bem-estar & Saúde 1 de setembro de 2015

O melhor de praticar ioga. A técnica é indicada para todas as idades. No início pode ser desafiadora, mas os benefícios são garantidos: músculos tonificados e equilíbrio para a mente e o corpo

1.Aumenta a flexibilidade

As posições parecem impossíveis em um primeiro momento, mas aos poucos se tornam parte da rotinade quem pratica ioga. Por meio de exercícios de alongamentos, adaptados a cada aluno, como gestantes, pessoas com problemas de coluna ou idosos, é possível, desde a primeira aula, sentir osbenefícios do treino. Mas, além da boa disposição física, a técnica colabora com a saúde mental e espiritual, conforme o interesse individual

2.Fortalece a respiração 

Para cada posição é preciso alinhar concentração e respiração, e este é um dos benefícios mais procurados pelos praticantes da ioga no Brasil, segundo Marcos Rojo Rodrigues, professor de iogada Universidade de São Paulo (USP) e Ph.D. no assunto. Um estudo norueguês aponta ainda que com a melhora na respiração todos os órgãos são privilegiados, pois contribui para a circulação e aumenta a imunidade do organismo.

3. Melhora a qualidade do sono

Estudiosos de Harvard afirmam que oito semanas diárias de ioga elevam a qualidade do sono, principalmente em pessoas com quadro de insônia. O motivo é que, com a técnica, mente e corpo se permitem relaxar. “A ioga não é só ficar de ponta cabeça ou torcer o corpo de forma exótica. Ela é também relaxamento, é controle dos impulsos respiratórios e é meditação”, explica Rodrigues.

4. Postura ereta

A má postura pode causar dorem costas, pescoço e problemas musculares e de articulações. Quando você tem maior flexibilidade, seu equilíbrio e sua postura melhoram. Nesse ponto, a ioga trabalha os músculos do núcleo, que incluem o tronco, tornando-os mais fortes, comum alinhamento corporal adequado. Além disso, as posições da técnica trazem consciência corporal, que é a percepção de posturas erradas que precisam ser acertadas.

5. Sem restrições 

Quem busca por uma atividade física com amplos benefícios e sem contraindicações deve invistir nessa técnica. “A idade ideal é: o quanto antes, melhor”, diz Rodrigues. “Crianças pequenas devem fazer uma preparação, pois elas ainda não têm habilidade para manter a concentração por muito tempo, e nas demais idades, em casos específicos, existem adaptações, porém não há restrições”, finaliza.

#dica: a intensidade e a frequência da prática da ioga definem seus benefícios. Adote a técnica pelo menos duas vezes por semana.

Fonte: Viva Saúde UOL




  1. Carlos henriques de Araújo disse:

    Eu faço a hatayoga, diariamente, antes da minha musculação. Os benefícios me motivam a fazê-la de segunda a sexta.