voltar para outros artigos

Conheça um pouco mais sobre o Empréstimo Sistel

Você Sabia? 15 de agosto de 2017

É sempre um momento delicado, mas como realizar um empréstimo sem comprometer a estabilidade financeira da família?

Os Assistidos, Pensionistas e Participantes da Sistel têm a possibilidade de conseguir o recurso através da concessão de empréstimos que a Fundação disponibiliza.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto?!

  • Quem tem direito ao empréstimo?

Participantes Ativos com no mínimo um ano de vinculação à Sistel, Assistidos e Pensionistas de todos os planos, desde que estejam em dia com os seus compromissos com a Sistel, têm direito a realizar empréstimos.

Quem estiver inadimplente com empréstimo anterior, com o PAMA ou suspenso na folha de benefícios não poderá tomar empréstimo antes de quitar as pendências, ou seja, é preciso ter limite disponível.

  • Quais modalidades existem?

Existem duas modalidades: Novo Empréstimo e Renovação.

  • Como é o Novo Empréstimo?

O Novo Empréstimo é uma operação de crédito que não possui vínculo com nenhum contrato de empréstimo anterior.

A Sistel permite até três contratos simultâneos, desde que o somatório das prestações não ultrapasse a margem consignável.

  • Como é a Renovação?

Nessa modalidade, o Participante ou Assistido pode renovar o empréstimo vigente alterando o prazo, o valor da prestação e ainda ter à sua disposição novos recursos. É possível renovar um ou mais contratos, unificando-os. Contudo, a renovação somente será possível após a quitação de pelo menos 4 (quatro) prestações e ter limite disponível.

  • Quanto da renda mensal é possível destinar a pagamento do empréstimo?

Máximo de 30% da remuneração disponível. Para saber qual é a remuneração disponível deve-se subtrair os descontos obrigatórios (impostos, pensão alimentícia etc.) do valor do benefício ou salário.

  • Quais são os limites do empréstimo consignado?

O valor máximo é R$ 100.000,00 limitados à margem consignável e, no caso de Participantes Ativos, à reserva de poupança líquida.

O prazo para quitação do empréstimo poderá ser de no mínimo três e de no máximo sessenta parcelas.

Podem ser contraídos, no máximo, três empréstimos simultâneos.

  • O que mais é pago além do valor emprestado?

Além do valor principal, que é a quantidade de dinheiro emprestado, existem alguns encargos, são eles:

  1. É descontado do valor concedido em empréstimo, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), imposto obrigatório por lei e a Quota de Quitação por Morte (QQM), que é a garantia de quitação do empréstimo em caso de falecimento (somente de parcelas a vencer após a morte).
  2. Até a quitação do empréstimo são pagos os juros de 5% ao ano e uma taxa de administração de 0,5% ao ano.
  3. Como o valor emprestado sofre desvalorização, com o passar do tempo é preciso recompor o seu poder de compra. Por essa razão, o valor emprestado é atualizado pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) que é o mesmo índice que corrige o benefício Sistel. Portanto, a correção das prestações ocorrem no mesmo mês de correção do benefício Sistel.
  • Como funciona a QQM?

A Quota de Quitação por Morte (QQM) é um seguro pago pelo tomador do empréstimo para garantir a quitação das parcelas a vencer, dessa maneira não haverá dívida para a família pagar, relacionado as parcelas futuras. Caso haja dívidas anteriores ao falecimento estas serão cobradas dos beneficiários.

  • Como simular um empréstimo?

A simulação de um Novo Empréstimo ou Renovação pode ser realizada na área restrita do portal Sistel, no item Empréstimos, pelo Aplicativo Móvel Sistel no seu smartphone ou através do telefone 0800 602 1801 em nossa Central de Relacionamento.

  • Como solicitar a concessão do empréstimo?

A solicitação pode ser feita na área restrita do portal Sistel ou pelo Aplicativo Móvel Sistel no seu smartphone, utilizando o número de matrícula e senha, desde que você já tenha o contrato de empréstimo assinado na Sistel. Caso ainda não tenha acesso ao Portal, basta ligar na Central de Relacionamento (0800 602 1801), cadastrar seu e-mail e solicitar o envio da senha. Se não tiver acesso a Internet, poderá fazer o pedido por carta, com assinatura reconhecida em cartório, e enviar para Fundação Sistel de Seguridade Social: SEPS/EQ. 702/902 – Conjunto B – Bloco A CEP: 70390-025, Brasília/DF.

  • O que é o contrato de empréstimo?

O contrato é o documento formal de abertura de crédito no qual o tomador do empréstimo demonstra conhecer as regras previstas no regulamento e expressa sua concordância com elas.

  • Como deve ser feito o preenchimento e envio do Contrato de Empréstimo?

O contrato tem três páginas contendo os dados pessoais e as cláusulas que regem o empréstimo. É necessário imprimir e assinar a primeira e terceira páginas. Para ter validade, é preciso preencher os dados de duas testemunhas e colher as assinaturas delas nos campos indicados.

Caso haja rasura ou perda, é possível obter nova via no link Empréstimo, disponível na área restrita do portal Sistel, acessada com matrícula e senha.

O envio deve ser feito pelo correio para Fundação Sistel de Seguridade Social: SEPS/EQ. 702/902 – Conjunto B – Bloco A CEP: 70390-025, Brasília/DF.

  • Como é feita a quitação antecipada do empréstimo?

Basta solicitar um boleto de quitação de empréstimo. O pagamento deverá ser feito até o dia 12 de cada mês. A solicitação do boleto pode ser feita na Central de Relacionamento ou pelo Fale Conosco, na área restrita do Portal, acesso com matrícula e senha.

  • É possível amortizar o valor do empréstimo? Há diminuição no valor da prestação?

Sim, é possível solicitar um boleto de amortização a qualquer momento e não há diminuição do valor da prestação.

Não há valor mínimo para amortizar o saldo devedor e o vencimento pode ser até o antepenúltimo dia útil de cada mês. O pagamento antecipado ou amortização das prestações reduz apenas o prazo para quitação, não afetando o valor da prestação.

  • Porque há aumento no valor das prestações do empréstimo?

O valor da prestação para pagamento de empréstimo representa um percentual fixo do seu benefício. Por isso, sempre que ocorre reajuste do benefício, ocorre o reajuste na parcela do empréstimo, entretanto, o percentual de comprometimento do valor do benefício ou do salário continua o mesmo. Então, sempre que seu benefício ou salário aumentar, o valor da prestação do empréstimo também será reajustado.

  • Posso pagar o empréstimo por boleto?

Por ser um empréstimo consignado, ou seja, com pagamento direto na folha de benefícios, boletos somente são emitidos para quitação, para pagamento de parcelas em atraso e para amortização de saldo devedor.

  • Como é feito o crédito do empréstimo para Participantes?

O depósito do valor emprestado é realizado, exclusivamente, em conta corrente. Para os Assistidos que recebem por meio de conta salário, o crédito do empréstimo é feito junto com o pagamento do benefício, ou seja, se fizer o pedido do empréstimo até o dia 12 de cada mês recebe o crédito no final do mês. Do contrário, somente quando do pagamento do benefício do mês seguinte.

  • Posso cancelar o empréstimo que acabei de realizar?

Sim. Em até 24 horas após o crédito do empréstimo em sua conta, o cancelamento pode ser realizado. A solicitação é feita pelos nossos canais de relacionamento.  Após as 24 horas, você deve solicitar o boleto de quitação para pagar o saldo devedor do dia.

Para saber mais, clique aqui e visite o portal Sistel ou ligue para 0800 602 1801.




  1. Ines Ferreira disse:

    Muito bom,Sistel é serio.nos não corremos risco.

  2. sergio de aquino da costa disse:

    Como devo proceder para comprar uma casa, que o valor complementar e de R$ 89000,00, qual o valor que tenho que descontar.

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Sérgio,

      Agradecemos o seu contato.

      Para saber o valor que você pode retirar de empréstimo, acesse a área restrita do Portal Sistel, com matrícula e senha, e simule o valor, ou então ligue em nosso Central de Relacionamento ou ainda, tem a opção de baixar o Aplicativo Sistel no seu celular.

      Cordialmente,
      Celeste Arrais

  3. Paulo Ernesto Lopes Brandão disse:

    Muito boa a matéria, muito bem elaborada. Os responsáveis estão de parabens.

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Paulo,

      Agradecemos o seu contato com a Sistel.

      Obrigada pelo elogio. O objetivo desta Editoria é exatamente este, esclarecer os serviços que a Sistel oferece aos seus Assistidos e Participantes de forma simples e objetiva.

      Abraços,
      Celeste Arrais

  4. Jose Marinaldo Lula Leite disse:

    GOSTEI BASTANTE DAS MATÉRIAS EDITADAS.
    PARABÉNS A TODOS OS IDEALIZADORES.

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Marinaldo, bom-dia!

      Obrigada por seu contato conosco.

      Que bom, ficamos felizes que tenha gostado. O objetivo desta editoria é esclarecer de forma simples e objetiva os serviços que a Sistel disponibiliza aos seus Participantes e Assistidos.

      Abraços,
      Celeste Arrais

  5. Aldinéa Rodrigues Manço disse:

    Bom dia!

  6. Aldinéa Rodrigues Manço disse:

    Bom dia!
    Sou agradecida por ser uma assistida Sistel.

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Aldinéia, bom-dia!

      Agradecemos o seu contato.

      Nós é que agradecemos por você fazer parte da Sistel. Muito brigada!!!

      Conte conosco sempre que precisar.

      Abraços,
      Celeste Arrais

  7. Fernando Antonio Matos Choucate disse:

    Por que a exigência de duas testemunhas e, têm que ser filiadas à Sistel?

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Fernando,

      Agradecemos o seu contato com a Sistel.

      Esclarecemos que, por recomendação do Departamento Jurídico, embasado no código civil, que destaca que os contratos devem ser firmados mediante testemunhas, solicitamos a assinatura de duas testemunhas. Não há nenhuma necessidade de que as testemunhas sejam da Sistel.

      Cordialmente,
      Celeste Arrais

  8. Fernando Antonio Matos Choucate disse:

    Obrigado pelo retorno.