voltar para outros artigos

Crédito consciente e na medida certa

Minhas Finanças 1 de setembro de 2015

Planejar significa traçar um plano, programar, projetar. E o planejamento financeiro significa, tanto para pessoas como para empresas, estabelecer e seguir uma estratégia visando atingir objetivos.

Essa estratégia pode ser voltada para curto, médio ou longo prazo. Toda empresa, para progredir a longo prazo, precisa ter um foco ou um objetivo. Assim como o indivíduo precisa saber antecipadamente as metas que pretende atingir. O planejamento financeiro, por meio de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, e fazer investimentos no caso de sobra de recursos.

O empréstimo é uma modalidade de investimento prevista nos planos de benefícios previdenciários, e que pode ajudar na quitação de dívidas mais caras ou para a compra de um bem. Com a redução da taxa de juro de 5,5% para 5% ao ano, mais o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), a Sistel oferece o “Crédito Preciso Sistel”, que atende às necessidades de cada assistido ou participante na medida correta, além de taxas abaixo do mercado e a oportunidade para a contratação de até três empréstimos simultâneos, o que torna a concessão mais flexível e permite ao contratante administrar sua margem consignável disponível.

Com essa nova possibilidade de contratação de empréstimo simultâneo oferecida pela Sistel, o assistido ou participante que optar pelo segundo empréstimo terá a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) menor, porque o valor do imposto incidirá sobre o novo empréstimo, desconsiderando o saldo devedor do contrato anterior. Lembrando que, para ter direito ao segundo ou terceiro empréstimo, o assistido ou participante não poderá comprometer 100% da sua margem consignável no primeiro empréstimo.

Caso isso ocorra, restará apenas a opção da renovação do empréstimo, depois de cumprida a carência de quatro prestações pagas, carência esta que também é valida para o empréstimo simultâneo. Para quem optar pelo empréstimo simultâneo, será necessária a assinatura de um novo contrato de abertura de crédito, que está disponível no Portal da Sistel (na área restrita).

“É importante ressaltar que, apesar de o custo da Sistel ser inferior ao de mercado, a solicitação do empréstimo consignado deve ser programada. Analisar se a prestação está dentro do orçamento e qual a destinação do dinheiro. Usar o empréstimo apenas como complemento de renda não é recomendado”, esclarece o coordenador financeiro da Sistel, Marco Antônio de Mello. Ele ressalta ainda que a contratação de empréstimo é recomendada para casos de quitação de uma dívida mais cara – por exemplo, Cartão de Crédito e Cheque Especial, entre as mais altas do mercado.

O conhecimento perfeito das disponibilidades ou faltas de recursos permite o melhor gerenciamento, ou seja, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, montar um orçamento visando à solução de problemas, planejar investimentos, antecipar-se aos problemas, não ser pego de surpresa e montar um planejamento visando atingir metas. Um planejamento financeiro bem feito é indispensável à vida das pessoas e das empresas, porque possibilita saber, com antecedência, que caminhos estão sendo trilhados, para maximizar os resultados econômico-financeiros. Isso trás tranquilidade e menos estresse à vida das pessoas.

Fonte: Revista Sistel




  1. Bartolino Antonio de Oliveira disse:

    Ha alguns anos a SISTEL fez vários comunicados a nós assistidos referentes ao excesso de reservas existentes cogitando distribui-las, pelo menos em parte, aos assistidos. Esse projeto não foi atingido
    Se essas reservas ainda existirem não seria possível a Sistel usa-las
    para custear o valor do seguro nos empréstimos?
    Dessa forma o seguro não seria descontado do valor do empréstimo
    pois estariamos pagando com essas verbas nossas que não estão sendo utilizadas por nós.

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Sr. Bartolino,

      Agradecemos o seu contato conosco. As reservas as quais o senhor se refere foram transferidas para o plano assistencial, para garantir a manutenção do plano de saúde.

      Cordialmente,

      Celeste Arrais