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Dicas para controlar a ansiedade

Bem-estar & Saúde 2 de outubro de 2015

Ansiedade é um estado que estimula você a entrar em ação, mas em excesso pode impedir reações. Por isso, apesar de fazer parte da vida de todos, é importante controlar a ansiedade antes que ela passe a controlar você. Confira algumas alternativas naturais que podem ajudar.

Praticar exercícios físicos

Ajuda a lidar com estados de ansiedade pois eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Essa alternativa costuma funcionar dependendo da sua disposição para praticar exercícios. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente.

Massagem, acupuntura, Yoga e meditação

Pessoas com tendência a ansiedade precisam reduzir o estresse diário. Para as que ficam estressadas com mais facilidade, são recomendadas sessões de massagem e acupuntura regulares, além de ioga e meditação. A ioga, por exemplo, te ensina a controlar a mente e o corpo, este controle é obtido por meio de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação e tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, maior vitalidade e, como consequência, controle sobre o estresse.

Respire e relaxe

Ao inspirar lentamente pelo nariz, com a boca fechada, deixe o abdome expandir-se, ou seja, estufe a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, soltando o ar pela boca. Isso pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor, muito comuns quando se está em um estado de ansiedade.

Alimentação

Alguns alimentos também podem ajudar no controle da ansiedade. Procure por aqueles que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como por exemplo a banana, o chocolate e as castanhas de modo geral, mas consuma de forma moderada. Existem também os chás que possuem substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana. Para mais produtos que relaxam e deixam a vida mais saudável, conheça o Clube Sistel, onde você encontra descontos, facilidades e condições especiais de empresas parceiras do clube.

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