Feng Shui, A Arte da Harmonia
A arte do Feng Shui surgiu há mais de três mil anos na China. A sua origem se deu pela necessidade de definir os melhores lugares para edificar cidades e palácios de maneira harmonizada com o ambiente circundante.
A sabedoria multimilenar chinesa sempre considerou o espaço preenchido por uma energia primordial chamada Ki. O Feng Shui ao analisar a interação da natureza, pessoas e objetos, pretende criar condições para que o fluxo energético seja sempre livre e edificante.
O fundamento filosófico dessa arte, cuja finalidade é promover a harmonia, vem da procura por entender a força primordial única que se desdobra nas polaridades yin e yang, ou seja, céu e terra.
A Escola Nacional de Feng Shui de Portugal defende que, após fazer as correções necessárias em uma casa, “é possível solucionar ou melhorar problemas emocionais, financeiros, profissionais e de saúde. O simples fato de se alterar a cor de uma parede, reordenar a disposição da mobília ou colocar plantas naturais numa determinada posição, poderá melhorar substancialmente a condição energética da nossa habitação e, consequentemente, de nós próprios”.
O escritor e pesquisador neozelandês, Richard Webster, autor de diversos livros sobre o assunto, recomenda algumas providências bem práticas que melhoram o fluxo da energia nos lares:
- o primeiro passo é livrar-se das quinquilharias;
- use a intuição para dispor os móveis e os ornamentos;
- procure ter em seu lar uma representação de cada um dos cinco elementos (fogo, terra, metal, água e madeira), juntos simbolizam a harmonia;
- mantenha os espelhos sempre limpos;
- evite escadas em espiral;
- os quartos de dormir não devem ter contato direto com a cozinha;
- deixe a cozinha sempre limpa e iluminada, ela simboliza a prosperidade;
- prefira as mesas de jantar redondas;
- procure encostar a cama em uma parede sólida e não sob uma janela;
- deixe a porta do banheiro fechada;
O autor propõe ainda que as mudanças sejam feitas de forma gradativa a fim a observar-se as melhorias.
Na opinião de muitas pessoas, os ensinamentos do Feng Shui transmitidos há milhares de anos parecem contribuir para a conquista de uma vida melhor. O que faz sentido quando pensamos que para haver bem-estar individual e familiar é preciso ter harmonia.