voltar para outros artigos

Gramado, uma cidade incrível!

Embarque Nessa 2 de fevereiro de 2016

Afirmar que Gramado é um pedaço da Europa no Brasil, já virou lugar comum. O fato novo é ter sido eleita, o destino turístico preferido pelas famílias brasileiras.

A cidade começou a se formar na Serra Gaúcha, em 1873, com a chegada de imigrantes portugueses, seguidos por alemães e italianos que se deslocaram de Caxias do Sul. A cultura e os hábitos europeus se misturaram com tradições do gauchismo, resultando em uma gente hospitaleira.

O lugar é acolhedor, com ruas emolduradas por flores, existem muitos jardins, praças e parques que oferecem aos olhos dos visitantes uma esplêndida palheta de cores. Ali, as quatro estações do ano são perfeitamente percebidas pela transformação da natureza.

Há muito que conhecer e visitar.  Ao passar pelo Pórtico de Gramado, o visitante inicia um percurso de muitas descobertas. A começar pela Igreja Matriz de São Pedro, construída em pedra basáltica apresenta notáveis vitrais. A Igreja do Relógio, localizada no alto de um morro, oferece uma bela vista da cidade.

O Palácio dos Festivais atrai muita atenção, por ser a sede do maior Festival de Cinema da América Latina. Após visitá-lo pode-se percorrer a Rua Coberta, cenário de eventos e apresentações, na qual existem lojas agradáveis e inúmeras opções gastronômicas.

O Lago Negro e o Lago Joaquina Rita Bier proporcionam prazerosas caminhadas, divertidos piqueniques e passeios de pedalinhos.

Para a criançada é obrigatório visitar o Mini Mundo, uma cidade em miniatura que reproduz mais de 140 construções de todo o planeta. O Snowland – Parque de Neve é um complexo com mais de 30 atividades, dentre as quais, pistas de patinação, esqui e snowboard.

No museu Dreamland são encontrados mais de 40 bonecos de celebridades feitos de cera, distribuídos por cenários temáticos. O subsolo reserva aos aficionados por motos um fantástico acervo de máquinas Harley-Davidson. Para quem aprecia carros raros que marcaram época, o lugar certo é o Hollywood Dream Cars.

A cidade oferece seis percursos de agroturismo, para o turista conhecer as paisagens, a arquitetura, a gastronomia e a história das comunidades rurais existentes desde que a região começou a ser colonizada.

Gramado é pioneira na produção de chocolate artesanal no Brasil, e possui uma rota exclusiva dedicada ao apreciado doce. Ao percorrê-la chega-se ao Mundo do Chocolate, um parque temático, no qual são exibidas esculturas que medem até quatro metros de altura e pesam uma tonelada. São mais de 200 peças em exposição, reproduzem objetos, locais e pessoas de todo o mundo. Essa ambiência torna Gramado um dos destinos preferidos também durante a Páscoa.

Para visitar Gramado e outros destinos inesquecíveis, acesse o Clube Sistel www.clubesistel.com.br e conte com os pacotes da Bancorbrás Turismo.