voltar para outros artigos

Massagear os pés melhora a saúde

Bem-estar & Saúde 2 de janeiro de 2016

Quem não conhece a deliciosa música infantil do Palavra Cantada que diz “Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro”? Ela valoriza, carinhosamente, parte do corpo humano, que nem sempre recebe a merecida atenção.

Ao nos movimentarmos, os pés possibilitam a adequada adaptação ao terreno permitindo que caminhemos com maior desenvoltura e segurança. Por meio deles, recebemos o impulso necessário para darmos os próximos passos. A boa postura e a agilidade dos movimentos dependem das informações emitidas por eles para o cérebro. São os seus sensores que nos auxiliam a manter o equilíbrio.

Os pés, além de nos conduzirem ao destino que buscamos, podem ainda revelar muito sobre nossa saúde.  Segundo especialistas, muitas vezes, basta a simples observação da cor e das calosidades.

Esse conhecimento, para muitos, teve origem há mais de 5.000 anos, na China, e pode ser encontrado também na antiga civilização egípcia. Existem informações espalhadas pela Índia e, outras tantas, são atribuídas aos persas. No ocidente foram descobertos registros em vários países europeus e, ainda, entre a nação Cherokee, na América do Norte.

Os pés, segundo as diversas tradições, permitem, não somente o diagnóstico. Ao massageá-los é possível tratar todos os órgãos do corpo.

Os orientais defendem a existência de meridianos que se estendem ao longo do nosso organismo, através deles circula a energia vital denominada Chi ou Qi. Por essa razão, ao massagear áreas específicas dos pés revitalizamos os órgãos que estão ligados àquele ponto.

A chamada Reflexologia Podal, explicam os terapeutas, equilibra o campo emocional, o corpo físico e o campo energético. A prática ajuda o sistema linfático, retira toxinas e contribui para o bem-estar respiratório.

Enfim, para começar a caminhada do novo ano, parece ser muito recompensador e saudável dedicar especial atenção aos pés.