voltar para outros artigos

Mente aberta para o Ano Novo

Bem-estar & Saúde 2 de janeiro de 2016

O Instituto Data Popular recentemente divulgou pesquisa segundo a qual 88% dos brasileiros afirmam que a crise já atingiu a vida pessoal provocando mudança de hábitos e de consumo. O ano novo promete trazer muitas tensões, considerando as dificuldades pelas quais o país passa, principalmente, em razão do cenário econômico. Mas, para não deixar o estresse dominar a sua vida há uma série de providências que ajudam a tornar o dia a dia mais tranquilo.

O estresse, é bom dizer, é importante para assegurar que o corpo reaja de forma adequada a diversas situações em que precisamos agir com prontidão. Essa é uma herança dos tempos em que era preciso garantir a sobrevivência enfrentando os desafios da natureza, como por exemplo, lutar com animais selvagens.

A reação física que se seguia à ameaça, lutar ou fugir, fazia com que a adrenalina se dissipasse. Isso não acontece diante dos problemas que enfrentamos hoje em dia. Por consequência, há uma potencialização negativa do estresse.

Assim, é importante identificar os fatores que contribuem para o aumento do estresse e, principalmente, evitar suas consequências, que comprometem o bem-estar físico, mental e emocional.

Existem características da personalidade como perfeccionismo, pressa, desejo de fazer tudo ao mesmo tempo, que podem contribuir para o aumento do estresse, mas também há os fatores externos que agravam o quadro. Especialmente, quando se enfrenta um quadro econômico no qual se destacam a inflação, o desemprego e o quadro de imprevisibilidade.

A psicóloga Selma Bordin, especialista do Hospital Israelita Albert Einstein, enumera algumas atitudes simples que ajudam amenizar os efeitos:

  • Dormir direito;
  • Cuidar da saúde;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Fazer atividades físicas;
  • Proporcionar-se momentos de prazer;
  • Refletir sobre a maneira de lidar com as situações e buscar mudanças.

 

“Se com esses cuidados a própria pessoa não conseguir controlar os níveis de estresse, deve procurar ajuda profissional”, aconselha.

Cultivar o bom humor mesmo diante de situações externas adversas ajuda a manter estabilidade e equilíbrio, dessa forma é possível ter clareza para solucionar problemas e dificuldades. A meditação, também, é um recurso muito útil. O filósofo Huberto Rohden afirmava que ela ilumina os trabalhos externos, ou seja, as ações diárias. Esses são mais alguns recursos para descondicionar a mente, superar os efeitos negativos do estresse e descobrir as boas oportunidades que o novo ano sempre traz.