voltar para outros artigos

Novembro Azul

Bem-estar & Saúde 4 de novembro de 2015

Passado o Outubro Rosa, outra importante campanha ganha destaque, o Novembro Azul. Um mês dedicado à saúde do homem, com foco em alertar sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, ficando atrás apenas do de pele.

Em 2014, cerca de 12 mil homens morreram em função da descoberta do câncer de próstata em estágio avançado. O preconceito com o exame, ainda é um dos maiores motivos, por isso o Novembro Azul é tão importante. A campanha reúne ações e informações para conscientizar a população e tentar quebrar tabus.

Esse tipo de câncer ocorre principalmente em homens com mais de 65 anos. Dessa forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos, principalmente se existe risco elevado para o surgimento, como casos desse tipo de câncer na família.

O câncer de próstata não costuma causar sintomas na fase inicial. Por isso, a importância da consulta anual ao urologista. Um exame de sangue é feito para medir o nível de PSA (Prostate Specific Antigen), substância produzida pela próstata e que circula na corrente sanguínea, mas não substitui o exame de toque, que dura apenas 10 segundos e tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis na glândula, através do reto.

só falta marcar sua consulta e fazer o exame.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. A data é comemorada em todo o mundo, desde quando teve início o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália.

Depois de tudo isso, só falta marcar sua consulta e fazer o exame, sem medo, sem preconceitos, apenas para continuar levando uma vida saudável e livre de preocupações.

Teste de box

Depois de tudo isso, só falta marcar sua consulta e fazer o exame, sem medo, sem preconceitos, apenas para continuar levando uma vida saudável e livre de preocupações.


Fonte: lorem dolor, ispum dolor.