voltar para outros artigos

O tempo é seco e a pele precisa estar hidratada

Bem-estar & Saúde 2 de outubro de 2015

Em tempos de seca e falta d’água, o corpo também sente as diferenças do clima. E se a hidratação já é necessária em dias normais, com a baixa umidade e a escassez de chuvas os cuidados são ainda mais necessários.

O uso diário de hidratantes é sua barreira de proteção para a pele e desacelera o envelhecimento deixando-a com mais brilho e sedosa. Para uma melhor absorção, dermatologistas indicam passar o creme logo após o banho, em movimentos circulares e massageando bem. Se sua pele é muito ressecada, o ideal é fazer uma mistura do hidratante com óleo de amêndoas e aplicar em todo corpo.

A água termal também é uma forma de manter a pele hidratada e evitar o ressecamento. Um verdadeiro refresco para os dias com umidade muito baixa. O produto pode ser borrifado ao longo do dia, ajudando a acalmar, nutrir e proteger a pele, evitando a sensação de ressecamento. Alguns cremes e loções hidratantes podem vir enriquecidos com água termal para otimizar sua ação calmante e suavizante na pele.

Para alguns homens, usar hidratante pode parecer frescura, mas isso vem mudando e hoje em dia muitos homens já entenderam que além da preocupação estética, há também uma questão de saúde e bem estar.

Homens possuem a pele mais espessa e oleosa, o que retarda o aparecimento de rugas, mas não comemore ainda, pois por suar mais e estar mais expostos ao sol, a pele tende ao ressecamento e não usar o filtro solar faz a pele apresentar um aspecto envelhecido mais cedo.

Outra dica especial para os homens é lavar bem o rosto com água fria depois de fazer a barba, e usar um pós-barba para hidratar e suavizar a pele, além de auxiliar na cicatrização e renovação das células.

Esqueça os banhos demorados. Além de não ser uma atitude legal com a natureza, também é péssimo para sua pele. Banhos quentes e demorados retiram a camada de proteção da pele, fazendo com que ela fique desprotegida e desidratada. Sabonetes comuns também podem acabar piorando o quadro de ressecamento, trocar pelo líquido ou sabonete com alto teor de hidratante é uma boa opção durante esse período.

Produtos que contenham álcool em sua composição devem ser evitados. Esse componente retira a oleosidade natural da pele, que ajuda a mantê-la hidratada.

Beba muita água o dia todo. Um litro e meio é o ideal, mas para quem se exercita ou fica exposto ao sol por muito tempo, o consumo deve ser maior. Outra forma de se manter hidratado é comer frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e melão.

E por fim, se possível, consulte um dermatologista para saber mais e receber orientações adequadas para o seu tipo de pele.