voltar para outros artigos

Pará: natureza, cultura e fé

Embarque Nessa 4 de julho de 2017

O estado do Pará é um gigante verde, o seu território é o segundo maior do Brasil, são 1.247.954,666 km² de natureza exuberante onde um povo alegre e hospitaleiro recebe de braços abertos os visitantes. Ali, predomina o ecossistema amazônico, único em todo o planeta, são rios, praias, mangues e florestas que descortinam visões e experiências inesquecíveis.

O litoral é belo e formado por inúmeras praias como Atalaia e Corvina em Salinópolis, a pesca esportiva é praticada e estão disponíveis passeios em minicarros e ultraleves. Na Ilha de Maiandeua, que pertence ao munícipio de Maracanã, destaca-se a Vila do Algodoal. Próxima à Foz do Rio Amazonas oferece ao turista lindas praias, lagos de água doce, dunas de areias brancas e um convívio agradável com a comunidade de pescadores, além do ritmo festivo do carimbó.

A Ilha do Marajó é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Além de desfrutar das águas, é possível passear no lombo de búfalo e contemplar as revoadas dos guarás com suas penas vermelhas. O visitante pode pescar, caminhar na floresta, passear de barco nos igarapés e saborear pratos típicos como o filé marajoara, frito do vaqueiro ou caldo de turu. O contato com a cerâmica marajoara enriquece culturalmente, assim como os passos do lundu.

A bela Belém do Pará, nascida da arquitetura portuguesa, foi moldada a partir de 1753 pela arte e o engenho do italiano Antônio Giuseppe Landi, além de construções religiosas como a Igreja do Carmo e a Catedral da Sé, ele foi o responsável pela arquitetura do Palácio dos Governadores e da Casa das Onze Janelas.

O Mercado Ver-o-Peso é uma estrutura que vinda da Inglaterra ao lado da qual acontece a maior feira livre da América Latina. Nesses espaços, quem vem de longe entra em contato com as artes, cores e sabores do Pará.

Na Estação das Docas, na Baía de Guajará, passeia-se, saboreia-se e contempla-se um inesquecível pôr do sol.

O Theatro da Paz abriu suas portas em 1878, sua arquitetura é inspirada no Teatro Scalla de Milão e possui “1.100 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro¹”. É um ícone da cultura brasileira e promove anualmente um importante festival de ópera.

No segundo domingo de outubro, uma multidão incontável peregrina da Catedral de Belém até a Praça de Nazaré levando a imagem da Virgem Santa Mãe de Jesus. Trata-se do Círio de Nazaré, movimento de fé e patrimônio cultural do Brasil que comove pessoas em todo o mundo.

Para você conhecer e desfrutar as belezas do Pará, acesse o Clube Sistel (www.clubesistel.com.br) e conte com o apoio da Bancorbrás Turismo.

¹http://theatrodapaz.com.br/oTheatro.php

 




  1. Antonio Roberto Sinott Lopes disse:

    Muito bacana! Uma excelente opção de passeio!

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Antonio Roberto,

      Obrigada por seu comentário.

      O Pará é mesmo um lugar encantador. Vale a pena o passeio.

      Abraços,
      Celeste Arrais

  2. Maria das Dores Rocha Carvalho disse:

    maravilhoso!!!!!!!!!!
    muito bom poder conhecer nosso país assim, já que as condições financeiras não nos permite viajar e ver de perto.
    Parabéns pela iniciativa, Sistel sempre nos ajudando a viver melhor e feliz…
    Obrigada!!! Boa Tarde!
    Maria das Dores Rocha Carvalho/ Email: mariadasdoresrochacarvalho@gmail.com

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Maria das Dores,

      Que bom que a matéria lhe trouxe tanta alegria. Ficamos felizes junto com você!!

      Abraços,
      Celeste Arras

  3. Sidália disse:

    Concordo com vocês, Belém é escandalosamente uma maravilha.

  4. Ilza Nominato dos Santos disse:

    Parabéns, SISTEL ! Pela iniciativa de nos proporcionar em conhecer um pouco mais das belezas do nosso Brasil . Obrigada.

    • Jaqueline disse:

      Ilza, muito obrigada você pelo comentário.
      Proporcionar muito conteúdo interessante e mostrar sempre o melhor do nosso país também é o que queremos.
      Muito feliz que você gostou também.

      Abraços,
      Jaqueline Lima

  5. Gilberto Osório filho disse:

    Parabéns SISTEL por esta maravilhosa contribuição cultural. ?????

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Gilberto,

      Agradecemos o seu contato.

      Que bom que podemos contribuir com essa diversidade cultural que é nosso Brasil. Fique a vontade para nos ajudar com sugestões de lugares incríveis, assim, podemos continuar mostrando tanta beleza.

      Abraços,
      Celeste