voltar para outros artigos

Passeio pelas vinícolas do Brasil

Embarque Nessa 15 de fevereiro de 2017

Uma modalidade turística que vem ganhando relevância no Brasil é o enoturismo, ou seja, passeios que acontecem em torno do vinho: visitas às vinhas, vinícolas, ou, participação em encontros como festivais e mostras. O portal do Vinho do Brasil destaca que essa tendência vem se acentuando nos últimos vinte anos à medida que as empresas produtoras nacionais se profissionalizaram e aumentaram a sua importância no mercado.

Embora o Rio Grande do Sul lidere a produção de vinho e o fluxo de turismo ligado ao produto, outras regiões já ocupam importante espaço, este é o caso do Vale do São Francisco no nordeste do país.

Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

No encontro entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul está o Vale do Vinhedos. Onde os vinhos e seus derivados são produzidos, desde 1875, de acordo com a tradição italiana.  Em 2012, o Vale dos Vinhedos passou a ser Denominação de Origem de vinhos, o que certifica sua especificidade e qualidade.

Os visitantes são geralmente recebidos pelos proprietários das vinícolas ou por seus enólogos de confiança, o que permite conhecer detalhes do cultivo e dos métodos de produção, além de propiciar uma degustação orientada.

O Vale abriga o primeiro complexo enoturístico do Brasil, criado em 1992 pela Casa Valduga. Durante a estadia em suas pousadas, aprecia-se recantos naturais de rara beleza; visita-se, na penumbra, as caves subterrâneas; delicia-se com os mais típicos pratos harmonizados com os melhores vinhos. Proporcionando ao visitante usufruir encanto e romantismo, o lugar propicia conforto, acolhimento e exclusividade.

Em Garibaldi começa a Rota dos Espumantes e a Estrada do Sabor: “o roteiro oferece a oportunidade de estar em contato com a paisagem, de caminhar pelos vinhedos, degustar vinhos elaborados com um minucioso processo de vinificação, provar os deliciosos pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa e licores caseiros, produzidos através da agricultura ecológica”, informa o site da cidade.

Vinho do Sertão

A produção de vinhos no nordeste brasileiro se estende por uma área de 10 mil hectares entre Pernambuco e Bahia às margens do rio São Francisco.

A Vinícola Vinibrasil localizada em Lagoa Grande (PE) ficou conhecida em todo o país como cenário da minissérie Amores Roubados transmitida pela Rede Globo, o que aliás serviu para atrair muitos turistas interessados em conhecer pessoalmente as paisagens e degustar os seus produtos reconhecidos internacionalmente.

A fazenda oferece ao visitante uma recepção especial, na qual, todo o seu processo de produção é apresentado. Em seguida, na sede da propriedade é servido um delicioso almoço com pratos da culinária local. Na sequência, acontece uma viagem de barco pelo rio São Francisco regada por um bom vinho ou espumante.

No norte baiano, na cidade de Casa Nova, a Vinícola Miolo, criou o Vapor do Vinho, trata-se de um passeio pelo rio que começa na fazenda Ouro Verde, sede da empresa, ultrapassa a barragem de Sobradinho até chegar às suas vinhas, que são conhecidas pelo mundo a fora.

Seja no sul ou no nordeste, para você conhecer as vinícolas brasileiras acesse o Clube Sistel (www.clubesistel.com.br) e conte com o apoio da Bancorbrás Turismo.

Fontes:

http://quantocustaviajar.com/blog/que-tal-conhecer-as-vinicolas-do-brasil/

http://www.vinhosdobrasil.com.br/pt/enoturismo

http://www.turismogaribaldi.com.br/rotas-atrativos/estrada-do-sabor

http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/conteudo.php?view=70&idpai=132#null

http://www.casavalduga.com.br/enoturismo/pousadas/

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-nacional/enoturismo-a-rota-do-vinho-no-vale-do-sao-francisco-18162.asp

http://www.codevasf.gov.br/noticias/2014/rota-do-vinho-fortalece-turismo-gastronomico-no-vale-do-sao-francisco/