voltar para outros artigos

Sistel blindada contra as crises

Minhas Finanças 14 de dezembro de 2016

Diante de um cenário econômico e político conturbado desde 2013, a Sistel prossegue a sua trajetória sem sobressaltos. Segundo o Diretor de Planejamento e Controle, Walmir Rodrigues, isso acontece em razão da estratégia implantada muito antes do início da crise atual e que objetivou “dar a maior segurança, a menor volatilidade e o mais alto grau de certeza possível para que até o último compromisso da Sistel seja pago”.

O executivo considera que os investimentos feitos pela instituição estão “blindados” e, por isso, a rentabilidade necessária está assegurada: “o portfolio tem alto grau de resiliência, é uma carteira bem diversificada com alta posição em ativos de renda fixa vinculados ao governo. Trata-se do menor risco de crédito possível dentro do Brasil”.

Indagado se as dificuldades orçamentárias do Governo Federal podem colocar em risco a remuneração dos investimentos em títulos da dívida interna, considerando que boa parte das aplicações está em Notas do Tesouro Nacional – Série B, Walmir argumentou que “em todo o período republicano da história do Brasil não houve nenhum calote de dívida interna, que é onde aplicamos os nossos recursos. O risco de crédito de nossa carteira é quase inexistente. Não vemos num horizonte relevante de tempo, qualquer alteração nas condições de pagamento por parte do governo”.

Avaliando os investimentos em imóveis, que sofrem com a atual situação do mercado imobiliário, o gestor ponderou que embora tenham sido muito importantes para a formação do patrimônio e, ainda, constituírem uma participação relevante, os recursos imobiliários “não são necessários na composição do portfólio de longo prazo, devido a necessidade de baixo risco de nossa carteira”. E, sintetizou, “hoje, o montante de ativos que temos para garantir as aposentadorias e benefícios de todos os Participantes e Assistidos dos nossos planos é suficientemente grande no horizonte de longo prazo”. Simulações realizadas constantemente permitem concluir que “até o último benefício será pago de maneira tempestiva e justa nos prazos. Todos os compromissos serão honrados inclusive com a recomposição inflacionária contratada”.

Ele chama a atenção para os seguintes aspectos, os investimentos da Sistel são capazes de fazer frente às consequências de um cenário político e econômico ruim tanto dentro do Brasil como pelo mundo:  “na Europa, vemos algumas turbulências, por exemplo, o Reino Unido saindo da União Europeia. A recuperação dos EUA está um pouco mais lenta do que se imaginava. A própria China está com um crescimento abaixo do esperado. Mas, o nosso portfolio é adequado para enfrentar qualquer cenário econômico e político de ruim para baixo”.

Pondera, ainda, que existe uma expectativa de que o otimismo retorne impactando positivamente a economia e conclui:

“estamos bem em um mundo ruim, se o mundo melhorar nós ficaremos melhor”

Com uma larga trajetória no mercado, tendo exercido cargos executivos em instituições bancárias que estão entre as principais do país. Atualmente, Walmir trabalha na Sistel unido por um compromisso com o bem-estar de todos que fazem parte da Sistel. E, afirma: “o que estamos fazendo precisa reverter em benefício daqueles que são a nossa razão de existir – os Aposentados, os Participantes e os Pensionistas. Pagar os benefícios é uma honra e um dever enorme do qual cuidamos todos os dias”.




  1. José Celso e Maria dad Dores disse:

    Parabéns! A revista está muito bonita!
    Letras boas de ler!
    Feliz Natal!
    Próspero Ano Novo!

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Jose Celso,

      Agradecemos e ficamos felizes que tenha gostado da Revista Perfil Sistel, ela foi pensada com muito carinho para você.

      Caso tenha alguma sugestão de matéria, nos encaminhe, será um prazer falar sobre um assunto que lhe agrada.

      Grande abraço e que o ano de 2017 seja maravilhoso e muito feliz.

      Celeste Arrais

  2. Jose Marinaldo Lula Leite disse:

    Gostei da nova iniciativa. Serei um assíduo leitor da Revista Digital. Tenho certeza que uma pessoa que muito admiro está compartilhando dessa boa nova idéia. (ACV) são suas iniciais.

    • Celeste Arrais disse:

      Olá Marinaldo,

      Ficamos muito felizes que tenha gostado da Revista Digital. Vivemos em uma sociedade moderna que tem preocupação constante com a sustentabilidade do planeta e, nesse caso, a Sistel etá dando sua contribuição.

      Pode ter certeza de que ACV deu total apoio a essa ideia.

      Desejamos que o ano de 2017 seja repleto de muitas conquistas e realizações e que o novo ano nos traga muitas reflexões positiva.

      Cordialmente,

      Celeste Arrais

  3. Ponciano José Fidelis disse:

    Colatina, 12 de Janeir
    2016.
    A Sistel.
    Muito boa as informações, vemos informações de futurologia pessimista, que nos deixa preocupado, temos que acreditar que sairemos desta crise.