voltar para outros artigos

SISTEL, mandando bem há 40 anos!

Por Dentro da Sistel 14 de novembro de 2017

O dia 9 de novembro de 2017 assinala um marco histórico, 40 anos da Fundação Sistel!

Já em 1974, o general José Antônio de Alencastro e Silva, conhecido por ter integrado o Brasil pelas telecomunicações, iniciou o planejamento de um fundo de previdência complementar para beneficiar os trabalhadores do Sistema Telebrás.digitalizar0013

O sonho começou a materializar-se com a oficialização da Fundação Sistel em 1977. Rapidamente, o empreendimento criou raízes fortes e se desenvolveu nacionalmente, consolidando-se em um período de três anos.

Ao longo das décadas seguintes, mesmo enfrentando os desafios da instabilidade econômica do país, a Fundação foi ganhando robustez e ampliando os seus serviços.

Na década de 1990, surge o Plano de Assistências Médica ao Aposentado (PAMA), uma conquista que se tem mostrado, ao longo dos anos, mais importante. A nova sede e o crescimento do patrimônio ampliaram significativamente a segurança de todos.

Após o processo de privatização nas telecomunicações, o aporte de novas empresas patrocinadoras ampliou a dimensão e a relevância social da Sistel. Atualmente, são 36.000 pessoas em todo o Brasil que têm as suas vidas ligadas à instituição.

digitalizar0023A Fundação administra nove planos de previdência e alcançou o patamar de quarto maior fundo privado de pensão do país em patrimônio. O Programa de Coberturas Especiais (PCE) agregou ao PAMA um conjunto de benefícios, ampliando e aperfeiçoando o que já era consagrado por assistidos e beneficiários.

O Projeto Novo Olhar é considerado pelo presidente da Sistel, Carlos Alberto Cardoso Moreira, o mais importante direcionador estratégico dos próximos 40 anos “para aprimorarmos o relacionamento com o nosso público, predominantemente idoso, que necessita de uma atenção e atendimento diferenciado. Como fazer para nos aproximarmos deles e para encantá-los? Esse desafio talvez seja tão grande como foi o do início em 1977.”

 

Parabéns, a todos que fazem parte dessa história que pode ser sintetizada pelas palavras da canção Prelúdio de Raul Seixas:

Sontelebras2ho que se sonha só

É só um sonho que se sonha só

Mas sonho que se sonha junto é realidade!


SISTEL, mandando bem há 40 anos

Reunimos algumas opiniões de assistidos sobre a Sistel, registradas ao longo de 2017, na seção Mandando Bem.

Ricardo Ferrer de Brasília, de Brasília/DF, acredita que a Sistel tem se incumbido bem de suas responsabilidades. Destaca que o PAMA-PCE corresponde às expectativas, assim como, o pagamento aos aposentados.

Edson Sousa Costa, do Rio de Janeiro/RJ, considera a Sistel muito importante para ele e sua mulher por duas razões: pelo fundo de previdência, porque complementa o que recebe do INSS, e pela assistência à saúde, que é fundamental para uma vida saudável.

contabilidade

Elza Pereira Bourne, de Atibaia/SP, considera a sua participação na Sistel “uma bênção”, a melhor decisão que tomou. “Com a minha idade, jamais conseguiria bancar um plano de saúde com o padrão da Bradesco Saúde Top para mim, meu marido e para o Thomas, que será sempre meu dependente por ser especial.”

Francisco Audisio Sá da Rocha, de Tianguá/CE, afirma que a Sistel é muito importante na vida de assistidos e participantes. Foi graças aos “famosos exames periódicos” que descobriu um câncer na próstata logo no início, por essa razão afirma: “já resolvi tudo, agora só resta a bondade de Deus curá-lo definitivamente.”

Maria das Graças Santos, de Brasília/DF, faz questão de agradecer a atenção e o carinho recebido dos colaboradores da Sistel, onde construicentrao-de-atendimento-1992u boas amizades.

Evaristo Afonso de Castro Junior, de Curitiba/PR, agradece a Fundação Sistel por “proporcionar o plano Bradesco Saúde, que tem sido de enorme importância.”

Carlos Henrique de Araújo, de Teresina/PI, recorda: “com a minha entrada na Telepará conheci a Sistel, que até hoje complementa meu salário. Ela foi e continua sendo meu primeiro e único plano de saúde. Criei meus filhos com a excelente cobertura da Sistel.”

Parabéns, Sistel!

 




  1. victor ignacio fioravanti disse:

    Sou muito velho na sistel alias desde o dia que fundaram essa muito boa idéia .
    Apresento minhas congralulações a todos