voltar para outros artigos

Sucos, uma maneira agradável de colher saúde

Bem-estar & Saúde 20 de dezembro de 2016

Muitas pessoas sabem que o consumo de frutas é indispensável para manter uma boa saúde, pois ajudam a repor vitaminas, sais minerais, vibras e carboidratos contribuindo para uma alimentação equilibrada. Nos Estados Unidos foi criada a campanha “Five for Day” pelo Instituto Nacional do Câncer com a finalidade de estimular o hábito da ingestão diária de frutas.

Os sucos naturais de frutas são refrescantes, ajudam na hidratação e contribuem para o bom funcionamento dos intestinos, e por meio de nutrientes, como o complexo de vitaminas B e a vitamina C, têm uma importante ação antioxidante, além de ajudarem a proteger o coração e a fortalecer o sistema imunológico. Podem ainda contribuir na perda de peso.

Em seu livro 100 Sucos com poderes medicinais, o químico e professor universitário, Lelington Lobo Franco, informa que “estudos científicos asseguram que o consumo frequente de frutas, verduras e hortaliças reduz, em até 70%, os índices de mortalidade por enfermidades degenerativas”.

Sempre enfatizando que os frutos não substituem os medicamentos, o Dr. Franco dedicou décadas ao estudo da forma mais eficaz de produzir sucos.

Em seu livro, ele apresenta receitas que auxiliam no antienvelhecimento e na prevenção do câncer e da anemia, por exemplo:

 

1º suco

2 folhas de brócolis

2 hastes de couve-flor

1 copo de água-de-coco ou água mineral

Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Coar e tomar. Dose recomendada: duas vezes ao dia.

 

2º suco

coconut

½ cenoura

1 kiwi

1 copo de água-de-coco

Adoçar com melado

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador com a água de coco.

Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições principais.

 

Principais elementos terapêuticos

O renomado oncologista europeu Hans Neiper recomenda o uso da cenoura para o sistema imunológico.

  • O Brócolis e a couve-flor: possuem indol-3 carbinol, que atua contra o câncer.
  • Cenoura é rica em betacaroteno, que é a provitamina A, ajudando os tecidos celulares e a visão. A vitamina A é varredora de radicais livres, que ocasionam a degeneração das artérias e das doenças como o câncer e a diabetes.
  • Kiwi: em 100g, tem 6 vezes mais vitamina C do que a laranja. A vitamina C protege contra a gripe, infecções, aumenta a imunidade e protege contra o câncer, segundo Linus Pauling, Prêmio Nobel em duas ocasiões.
  • Água-de-coco é mineralizante.
  • Melado de cana é riquíssimo em ferro.

Outra observação importante precisa ser feita, as frutas possuem frutose (açúcar da fruta) que ao ser metabolizada pelo organismo transforma-se em glicose, o que exige atenção com a quantidade a ser consumida diariamente pelas pessoas. Por isso, o acompanhamento de um profissional nutricionista ajudará a colher, sem risco algum, os melhores benefícios das frutas.