voltar para outros artigos

Vou de Uber…

Biblioteca Cultural 18 de dezembro de 2017

Os hábitos de compra de produtos e serviços fazem parte da cultura em uma sociedade de consumo. Evidentemente, as transformações tecnológicas interferem e modificam o comportamento das pessoas, o que traz mudanças culturais.

Recentemente, o surgimento de aplicativos para smartphones possibilitaram uma nova modalidade de transporte urbano além do carro particular, do ônibus, do metrô e dos táxis tradicionais.

A nova modalidade é uma releitura do motorista particular, do carro de aluguel e da carona. Trata-se de transporte privado urbano, mas veio para complementar o transporte público. Quando comparado ao ônibus e ao metrô disponibiliza mais comodidade e conforto, comparado ao táxi tradicional oferece melhor relação custo-benefício.

Uber é a marca mais famosa e pode ser encontrada em mais de 500 cidades do mundo. À empresas como essa, associam-se motoristas que disponibilizam seus carros para transportar usuários inscritos nos aplicativos desenvolvidos por elas.

Para utilizar o serviço Uber são necessários três passos:

  1. Primeiro baixar o aplicativo em seu smartphone – ele está disponível na App StoreWindows PhoneGoogle Play.
  2. Depois é só seguir os passos indicados para fazer o seu cadastro.
  3. Pronto, agora você já pode encontrar um motorista particular.

O usuário visualiza todos os carros disponíveis na região em que está localizado e pode escolher o mais conveniente, além disso pode estimar o custo do percurso antes de resolver chamar o veículo. O pagamento pode ser feito automaticamente por cartão de crédito, evitando a necessidade de transações em dinheiro.

O portal www.apptuts.com.br fez uma lista de outros aplicativos que concorrem com a Uber:

99

Antes mesmo do Uber se instalar no Brasil, os serviços de táxi já contavam com aplicativos para chamar corridas. Por isso, a primeira alternativa da nossa lista é justamente a 99, anteriormente conhecida como 99 Táxis. O funcionamento da plataforma é semelhante ao Uber, mas seu cadastro e inserção de informações é mais completo. Uma das grandes vantagens do serviço é a oferta de cupons de desconto promocionais com certa regularidade. O aplicativo da 99 pode ser baixado tanto no iOS quanto Android.

Cabify

Um dos principais concorrentes do Uber também chegou ao Brasil. O Cabify está atualmente disponível nas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. Seu serviço é semelhante ao que o Uber oferece, assim como também permite pagamentos através de cartão de crédito, por exemplo. Seu diferencial está na possibilidade de configurar detalhes de sua viagem, como solicitar diretamente do aplicativo se deseja que o motorista deixe o ar condicionado ligado e se deseja ou não ouvir música durante o trajeto. O Cabify está disponível na App Store e Google Play.

Easy

O Easy – que, assim como a 99, também tirou o Taxi de seu nome já que planeja adicionar outros serviços de transporte em seu catálogo – é um dos serviços de táxi por aplicativo mais tradicionais que existem. Também precedendo à chegada do serviço de carona por app no país, o aplicativo permanece sendo uma das principais alternativas ao Uber. Assim como os táxis, a Easy também conta com o EasyGo, serviço de motoristas particulares, atualmente disponível apenas no estado de São Paulo. Baixe o aplicativo para Android ou iOS.

Lyft

Assim como o Cabify, o Lyft é outra das alternativas ao Uber que possui mecânicas similares ao aplicativo original. O serviço conta com modalidades de carro padrão ou SUV, que transportam mais passageiros. Além disso, também é possível dividir caronas, compartilhando o valor total da corrida entre as pessoas que estão no carro. O Lyft permite avaliar os motoristas e está disponível para download na App Store e Google Play.

BlaBla Car

Uma das alternativas ao Uber que se diferencia dos serviços de táxi ou carona. Ao invés disso, o BlaBla Car é uma alternativa para quem está planejando uma viagem. Ao invés de ir a uma rodoviária, é possível combinar uma viagem de carro com alguém que esteja indo para o mesmo local que você, por exemplo, pagando uma tarifa em um esquema colaborativo, como se estivesse ajudando um amigo a pagar o custo do combustível.

Após se cadastrar, é possível buscar por destinos de seu interesse e verificar quando e quem está oferecendo caronas. Diferentemente dos outros apps, o BlaBla Car permite conversar com o motorista escolhido para avaliar se é uma pessoa bem intencionada e compatível com sua personalidade, por exemplo. Acesse o BlaBla Car em seu navegador, além dos aplicativos para Android e iOS.

A segmentação de público é outra vantagem trazida pelos aplicativos. Existem carros para utilização exclusiva por mulheres, como destaca o site depoisdosquinze.com :

Lady Driver

A Lady Driver surgiu com a proposta de trazer maior igualdade de gênero ao segmento, atender as necessidades do universo feminino e atuar como ferramenta para alavancar a independência financeira. Existem dois apps, um para a motorista e outro para a passageira. No de passageiras, basta procurar pela motorista mais próxima de você e aguardar o tempo de chegada! Android e iOS

Femitaxi

O Femitaxi é outro app que conecta motoristas mulheres a outras mulheres, oferecendo segurança, conforto e um atendimento bem legal. Há descontos periódicos e também é possível fazer agendamentos, o que pode ser uma facilidade imensa. Atualmente o serviço está disponível em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Santos, Rio de Janeiro e Goiânia.  Android e iOS